Lũmen



CRISTINA CASTRO – Voz, Guitarra e Kazu
HELENA SOARES – Acordeão e Bendir com soalhas
JOSÉ FLÁVIO MARTINS – Baixo, Bandola, Percussões e Coros
RICARDO COELHO – Gaita-de-foles galega, Gaita-de-foles transmontana, Gralha, Thin whistle, Percussão e Coros
MIGUEL TEIXEIRA – Guitarra Folk, Guitarra Portuguesa, Percussões e Coros
MIGUEL BAIA – Bateria, Percussões e Coros


Lũmen é um projecto que nasceu no Porto e começou a ganhar forma em Julho de 2005, tendo como principal mentor José Flávio Martins (Frei Fado d’el Rei e ex-Roldana Folk), que decidiu convidar um grupo de músicos de sólida formação e experiência para, em conjunto, desenvolverem um trabalho que podemos situar no universo da chamada world music.
Lũmen significa luz do sol, brilho, fogo, elementos que podem perfeitamente emergir desta nova sonoridade que resulta em grande parte da hábil combinação de instrumentos tradicionais como a gralha, bandola, as gaitas-de-foles e a guitarra portuguesa, com o baixo, a bateria e o acordeão, criando um ambiente de fusão que a voz límpida e ancestral de Cristina Castro completa na perfeição.
Para compor o seu repertório os Lũmen criaram algumas composições originais mas recorrem também a versões de temas tradicionais galegos, portugueses e irlandeses, construindo assim, nos seus concertos, um ambiente ao mesmo tempo místico e festivo, cheio de cor e diversidade musical onde pontua a criatividade, a inovação e a alegria.
Com a edição do primeiro trabalho discográfico, intitulado “Fogo Dançante”, os Lũmen provaram que estão empenhados em participar na renovação da música nacional. Apresentam-nos um trabalho inspirado na tradição da música portuguesa, recriada com muito talento e resultando num projecto original que vale a pena escutar com atenção.

Este “Fogo Dançante” ao sabor do ritmo dos Lũmen e de toda a sua energia; um fogo que é ancestral, que comunicou e uniu civilizações, que trocou sinais, moveu povos e raças e evoluiu… É o gozo musical constante, interactivo, que nos faz também comunicar através desta tão inigualável arte, que é a música. É o poder de dançar, de sentir, de viajar para onde nós quisermos. É este o nosso “Fogo Dançante” contagiante que queremos partilhar.
(José Flávio Martins / Cristina Bacelar)