Galandum Galundaina



PAULO PRETO - Voz, gaita de foles mirandesa, sanfona, flauta pastoril e tamboril
PAULO MEIRINHOS - Voz, bombo, gaita de foles galega, percussões tradicionais
MANUEL MEIRINHOS - Voz, percussões tradicionais, flauta pastoril e tamboril
ALEXANDRE MEIRINHOS - Voz, caixa de guerra, percussões tradicionais


Foi em 1996 que nasceram o Grupo de Música Tradicional Mirandesa GALANDUM GALUNDAINA e a Galandum Galundaina Associação Cultural, tendo como objectivo recolher, investigar e divulgar o património musical das Terras de Miranda, assim como as suas danças e língua.

Este grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, funcionando como rastilho para que se possa dizer que a tradição musical desta terra já não corre o risco iminente de se perder.

Os Galandum Galundaina têm-se empenhado em editar, tanto os temas que recolhem como o trabalho dos grupos por eles orientados - Grupo Folclórico Mirandês de Duas Igrejas “Modas de Dúes Ëigreijas”, Grupo de Cantares de Sendim “L’alma”,entre outros.

Contribuíram para a organização e implantação, em terras de Miranda, de eventos como o Rezosa de Fonte de Aldeia, o Festival Intercéltico de Sendim, O Burro e o Gaiteiro. Prestam particular atenção à preservação e padronização de instrumentos tradicionais como a gaita-de-foles mirandesa, caixa de guerra, bombo, flauta pastoril, castanholas ou a pandeireta, usando réplicas construídas a partir de originais muito antigos e ensinando os mais jovens a tocá-los. Também os trajes com que o grupo se apresenta são de confecção manual e tradicional.

Falar, cantar e pensar em mirandês é o lema que leva o grupo a afirmar-se no panorama musical português. Seja em palco ou nas tradicionais animações de rua, os Galandum facilmente conquistam o público com a sua originalidade e respeito pelas tradições. Podem ser considerados autênticos embaixadores da cultura mirandesa. Já actuaram nos mais diversos ambientes como a Expo 98, Festivais Intercélticos e Folk (Porto, Sendim, Segóvia, Salamanca...), Festival Sete Sóis Sete Luas na Ilha da Madeira, Festival CIOFF em Cuba e concertos em Salvador e Recife (Brasil), Alemanha, França, Espanha, assim como nos principais palcos do nosso país, para além de participarem regularmente em programas de rádio e televisão nacionais e estrangeiros.

Todos os elementos do grupo nasceram e cresceram nas Terras de Miranda (Fonte de Aldeia e Sendim) onde adquiriram conhecimento directo da música que interpretam através do ambiente familiar e do convívio com os velhos gaiteiros.
A par desta vivência tradicional, todos os elementos têm formação académica na área da música.

www.galandum.co.pt