Beoga



NIAMH DUNNE - Voz, Fiddle
SEÁN ÓG GRAHAM - Acordeão, guitarra
EAMON MURRAY - Bodhrán, Percussão
LIAM BRADLEY - Piano
DAMIAN MCKEE - Acordeão


Beoga (palavra irlandesa para vivo, animado) é o nome de uma banda tradicional, composta por cinco músicos e sedeada em County Antrim.

A banda nasceu depois duma intensa jam session que aconteceu no All Ireland Fleadh, em Agosto de 2002.

O som único que apresentam muito deve aos duelos entre os acordeões de Séan Óg Graham e Damian McKee em sintonia perfeita com Eamon Murray (quatro vezes campeão de bodhrán, da Irlanda) e com o brilhante pianista Liam Bradley.

Em 2005 os Beoga foram nomeados para o Prémio de melhor banda revelação da música tradicional do seu país. Ao integrarem na banda Niamh Dunne, uma das melhores jovens vozes irlandesas, confirmaram a sua reputação como um dos mais interessantes grupos a surgir na cena musical dos últimos tempos.

“A Lovely Madness”, lançado em Setembro de 2004 é o primeiro álbum da banda e foi muito aclamado, não só na Irlanda como na Europa e na América.

As raízes musicais dos Beoga mergulham profundamente na tradição mas eles não receiam incorporar influências de outros géneros no seu trabalho, embora retornem sempre a um som tradicional magistralmente equilibrado.

O mais recente trabalho discográfico dos Beoga – “Mischief” (2007) - já foi considerado por alguns críticos como o melhor álbum de música tradicional irlandesa do ano.

Para os Beoga os palcos dos principais festivais de música folk e celta dos EUA e da Europa são cenários habituais e em Setembro de 2007 tocaram com a Orquestra da BBC, para uma audiência televisiva de milhões de pessoas, no prestigiado programa “Last Night of the Proms”. Entretanto, a sua popularidade continua a aumentar à medida que vão conquistando públicos à escala global, com a sua mistura de paixão, energia e vitalidade.

www.beogamusic.com