Téada



OISÍN MAC DIARMADA – Fiddle, Voz
PAUL FINN – Acordeão
DAMIEN STENSON – Flautas, Whistles
SEÁN MC ELWAIN – Bouzouki, Guitarra
TRISTAN ROSENSTOCK - Bodhrán


Em apenas três anos, os TÉADA conquistaram um lugar central no circuito internacional, atraindo a atenção de públicos diversos, com a sua abordagem criativa e espontânea que pretende captar toda a complexidade das formas tradicionais de música, exploradas num contexto contemporâneo, preservando a energia característica dos reels, jigs e outras formas menos conhecidas, que integram o seu repertório.

Constituída por cinco jovens músicos, todos com uma sólida formação musical os TÉADA são actualmente uma bandas mais representativas da nova geração de músicos irlandeses. Oisín Mac Diarmada e Damien Stenson são originários de Sligo e transportam para o grupo o respeito pela tradição tão característico desta região da Irlanda. Paul Finn é um dos mais promissores acordeonistas irlandeses da actualidade. Tristan Rosenstock, no bodhrán consegue marcar indelevelmente a sonoridade dos TÉADA e Seán Mc Elwain contribui brilhantemente para a dinâmica do grupo com o bouzouki e a guitarra.

O reconhecimento público começou com a participação numa série televisiva irlandesa, em 2001, tinha a banda acabado de ser formada. Logo de seguida iniciaram o circuito das tournées pelos USA, Finlândia e Alemanha. Em 2003, após o relançamento do seu álbum de estreia – “Téada” - receberam o prémio, atribuído pela Irish Music Magazine, de “Melhor Banda revelação da Música Tradicional” e a partir daí têm sido presença constante nos mais importantes festivais de música celta e já percorreram a Europa os USA e o Canadá em tournée.

O mais recente trabalho dos TÉADA intitula-se “Inné Amárach”, que significa “Ontem e Amanhã” foi extremamente bem recebido pela crítica tendo alcançado os primeiros lugares dos tops irlandeses.

www.teada.com