Pepe Vaamonde Grupo



PEPE VAAMONDE – Gaitas galegas, Flautas, Whistles e Pandeireta
NACHO TOBÍO - Acordeão
PIPO ALVARIÑO – Guitarras Acústica e Espanhola, Piano e Pandeireta
XESÚS VIDAL - Baixos
ANDRES VILÁN – Bateria, Percussões e Programação

O projecto musical denominado PEPE VAAMONDE GRUPO nasceu em 2001, pela mão de dois amigos, Pepe Vaamonde e Nacho Tobío, com o objectivo de trazer para o panorama musical uma visão muito particular da música galega e das influências que sobre ela exercem os mais variados estilos musicais.

Para poderem realizar este objectivo Nacho e Pepe começaram por rodear-se de bons músicos e decidiram construir com eles um repertório de temas que traduzissem a ideia que faziam da música tradicional e foi assim que entraram para o grupo Pipo, Xesús e Andrés.

Desde o inicio que as composições de Pepe e Nacho encontraram nos arranjos de Pipo Alvariño e na mestria de Andrés Vilán e Xesús Vidal um terreno propicio para o desenvolvimento deste projecto. Assim, convictos da validade do seu projecto, decidiram experimentá-lo ao vivo, com uma série de concertos em bares e pubs de diversas cidades galegas e o êxito e as criticas favoráveis que obtiveram levaram à gravação do primeiro trabalho discográfico – “Aviouga” – um disco que pouco tempo depois de editado recebeu um terceiro prémio num concurso organizado pelo jornal La Opinion, ficando desde logo reconhecida a essência da viagem musical iniciada por esta original formação. Neste trabalho a água é o elemento unificador do trabalho musical, que conta com composições de estilos diversos, fundindo sons oriundos de várias comarcas galegas a par com outros que constituem autênticas novidades na cena musical galega.

Uma das imagens de marca do PEPE VAAMONDE GRUPO é a força que imprimem aos concertos ao vivo. A gaita de Pepe, o acordeão de Nacho, a guitarra de Pipo, o baixo de Xesús e as percussões de Andrés formam um todo harmónico com uma força extraordinária que claramente ultrapassa os modelos tradicionais da música folk.

A filosofia deste agrupamento, marca uma importante diferença em relação à maioria dos autores folk galegos da actualidade e constitui por si só uma das principais e mais distintivas características da banda.

www.pepevaamondegrupo.com